Friday, December 08, 2006

Honestidade


Folheando uma revista esses dias, me deparei com uma matéria bem pequenina no canto de uma página, a matéria falava sobre arrecadação de dinheiro para construção de hospitais para deficientes físicos, pois bem, em um programa de televisão no Brasil foram arrecadados a incrível marca de 16 milhões de reais, bastante dinheiro se você não tiver nenhum comparativo. Lendo um pouco mais, descobri que no México a arrecadação deste mesmo programa foi de 48 milhões de reais, mas bastante distante ainda da primeira da lista, a França, com 250 milhões de reais.
Esses números refletem que o povo brasileiro é muito miserável ou desconfia se esse dinheiro realmente vai para esses hospitais, analisando o Brasil em comparativo com esses dois países quanto a distribuição de renda, a população e etc. o nosso País não fica tão atrás do potencial da França e do México, principalmente deste segundo País citado.
Logo conclui que o principal fator para não se ter uma arrecadação expressiva é justamente a honestidade e transparência que estas obras sociais não transmitem para o brasileiro, todo dia se estoura um novo escândalo em Ong, hospitais e etc. e o pior que os desvios não são de apenas mil ou dois mil, mas sim de milhões, fico me perguntando como uma pessoa pode fazer isso? o que passa na cabeça desse ser? será que a ambição e ganância tomam conta da alma do individuo a ponto de ele prejudicar várias crianças e pessoas carentes com a falta de remédios ou equipamentos para hospitais, será que uma pessoa dessa não se mobiliza de estar andando em um carro importante e ver no sinal crianças pedindo esmola ou aleijados pedindo dinheiro para comprar remédios ou fazer um tratamento.
Já doei muito dinheiro para instituições, hoje prefiro comprar e entregar roupas, comida ou até mesmo pagar um pedreiro para ajudar a construir uma instituição ou um hospital.
No Brasil não temos transparência de nada, porque tudo é feito “embaixo dos panos”.Da próxima vez que eu pensar em doar alguma quantia em dinheiro para alguma Ong ou instituição, vou procurar uma Francesa, por enquanto no Brasil só doou coisas que não vão virar um carro importado ou uma mansão em Miami.

Por: Thales Azamor

No comments: