Intenso é a pessoa que a priori “não pensa” em como será o desfecho da situação, ou melhor nas conseqüências, principalmente negativas, minuciosamente, mas claro em relação ao resultado, pois sim importa a este que o “problema” seja resolvido bem, mas o plano dele é relacionado a TEMPO X qualidade.
Focando o objetivo, tempo como o mais importante e este sendo o X do plano e a principal característica, a qualidade, sendo Y, podemos formular o plano e estudá-lo em seu crescimento gráfico, onde a melhor forma é a linha principal de evolução crescente, subindo exatamente no meio entre os dois eixos, positivamente.
Equilibrado é a pessoa que a priori pensa totalmente em como será o desfecho da situação, se preocupa em muito com o nível do resultado, mesmo que o prazo do resultado seja não tão breve, o plano dele é relacionado a QUALIDADE X tempo.
Focando novamente o objetivo, qualidade como o mais importante e este sendo o X do plano e a principal característica, o tempo, sendo Y, podemos formular o plano e estudá-lo em seu crescimento gráfico, onde a melhor forma também é, a reta resultado crescendo exatamente no meio entre os dois eixos, positivamente.
O intenso é como citei projetizado na sua velocidade de execução, seu pensamento é focado no desfecho da resolução focando o fim de forma totalmente, e principalmente, ligada ao tempo, não que não pense na qualidade, como já tinha dito, também, porém sua qualidade pode não ser as melhores, não que venha a deixar de existir pois tanto para este como para o outro comparado, a qualidade e também o tempo, mesmo que analisados de forma diferentes pelos dois perfis, são características que deverão sempre estar presentes no processo e no produto. Também afirmo que este não é uma pessoa desequilibrada, mas se você precisar de um ambiente mais tranqüilo que de fato tenha que exaltar o tempo, pois as execuções acontecem em processos de tempos mais extensos, ele seria uma possível peça mal ajustada, no ambiente, porém se de fato desejar uma pessoa que coloque tudo que é preciso fazer, pra frente de forma ágil, por exemplo num ambiente de muitos “problemas” e pouco tempo, seria a situação perfeita, solução. Este gera pensamentos, idéias, opiniões como que de forma instantâneas.
O equilibrado, chamo aqui de equilibrado pois esse na maioria das vezes é o mais calmo, pode não parecer que gere pensamentos, idéias, opiniões de forma instantâneas e queira logo colocá-las em prática no período de tempo mais breve, porém se você precisar de uma pessoa em processos que devem conter o mínimo de erros ou até nenhum erro, que precise “sentar e se concentrar”, ficar totalmente focado no processo, realizando-o com precisão, e com cautela, este seria o indicado, a solução.
Como podemos ver os dois na verdade podem ser bons, isto claro dependendo da situação, ou seja você terá que ser um bom observador e analisando assim o contexto empregar o mais adequado para o cenário.
E quando se têm os dois? Ou melhor dizendo, você também pode empregar os dois, como?
A minha posição é que quando existirem os dois em um mesmo cenário, você possa ser o terceiro e o com mais poder, porque também poderá ocorrer divergências de pensamentos e logo de decisões entre estes. Porém na deixe de pensar que você tendo os dois e sendo o líder entre eles, sendo a ponta desse triângulo, poderá ter uma forte equipe capacitada, para os dois extremos de situações citadas e que poderão ocorrer em sua empresa.
Por Fellipe Azamor